Texto publicado originalmente na revista digital Latitude 21, edição de agosto de 2024.

Link da matéria: aqui

Por Gustavo e Hyngrid

Salve comunidade. Somos Gustavo e Hyngrid, um jovem casal de artesãos de uma cidadezinha chamada Rinópolis, localizada no oeste paulista. Há cinco anos juntamos nossas vidas e, de lá para cá, casamos nossos talentos com objetivo de criar acessórios artesanais que, além de beleza, carrega simbolismos, significados e histórias das matas e povos originários do nosso território. 

Para confeccionar nossas peças usamos o macramê, uma técnica de tecelagem que dispensa o uso de ferramentas ou máquinas, sendo necessárias apenas as mãos para, através dos nós, desenvolver os adornos. Além de pedrarias diversas e miçangas, usamos madeiras e fibras vegetais como matéria prima do nosso trabalho. Uma das espécies vegetais mais versáteis e simbolicamente importante para nossa região é o Jatobá (Hymenaea sp.), cujo nome oriundo do idioma tupi guarani significa “árvore com frutos duros”. 

A madeira desta árvore, considerada como patrimônio sagrado do Brasil, é pesada e resistente, garantindo durabilidade e bom acabamento nos amuletos produzidos. A elegância da sua coloração, que varia do vermelho salmão ao marrom alaranjado, garante peculiaridade e sofisticação, além de evidenciar esteticamente os grafismos feitos com pirografia – a arte de grifar com fogo. Também são usadas a casca do fruto e a resina (âmbar) para compor o design dos acessórios. 

Para além do uso desses acessórios como enfeites para o corpo, objetivamos que seu uso seja também direcionado ao embelezamento do ser. Este propósito se materializa através do resgaste histórico e das mitologias em torno do jatobazeiro, bem como por meio dos grafismos, predominantemente de matriz indígena, que usamos para transmitir valores e conceitos impregnados nas peças. 

Texto publicado originalmente na revista digital Latitude 21, edição de agosto de 2024.

Link da matéria: aqui

 

Fale conosco agora mesmo!

Fale conosco agora mesmo!
Close and go back to page