x 

Texto publicado originalmente na revista digital Latitude 21, edição de agosto de 2024.

Link da matéria: aqui

Por Denis Daniel de Oliveira, acadêmico de turismo pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), indígena do povo Terena e Guarani/Kaiowá

A agência e operadora VAMÁ ETNOTUR surgiu como um grande sonho de inclusão dos povos indígenas nos roteiros de turismo do estado, seguindo os princípios e estratégias da economia criativa, valorizando os produtos encontrados nas comunidades locais. e apresentar formas da economia criativa através dos produtos encontrados nas comunidades locais. 

Sabe o que é vamá?

Vamá na linguagem Terena significa jatobá. O Jatobá é uma fruta encontrada em nossas florestas e que contém grandes propriedades medicinais e alimentícias. O jatobazeiro é considerado nossa árvore mãe do Cerrado, sendo sagrada para o povo terena. 

Desde 2020, sou membro atuante do Coletivo Vamá, um grupo de indígenas agricultores, artesões e pesquisadores que têm como objetivo alinhar os conhecimentos tradicionais e científicos. Durante a pandemia covid-19, o coletivo Vamá desenvolveu kits de prevenção ao corona-vírus e um dos itens era a seiva do jatobá, tornando-se uma grande aliada na prevenção da doença. Nessa época já podiam ser percebidas as possibilidades e oportunidades de benefícios do jatobá para a saúde e possíveis fonte de renda para as nossas comunidades e para a sociedade. 

Uma das oportunidades de geração de renda tem sido o turismo nas comunidades indígenas, valorizando a cultura, meio ambiente e os recursos disponíveis na natureza. O jatobá tornouse o principal elemento para a elaboração e fomentação de roteiros turísticos alinhadas ao conhecimento indígena na extração de poupa e farinha. Nesse roteiro inclui-se a vivência com os coletores indígenas, especialmente na Aldeia Lalima, onde os turistas podem conhecer Genildo de Arruda, do povo terena. A participação nas ações e atividades do coletivo abrangeu inspirações na área da pesquisa acadêmica, construindo pontes interdisciplinares no âmbito cultural, social, ambiental e econômico 

A agência proporciona experiências com o povo terena, na cidade de Miranda no estado do Mato Grosso do Sul

No Estado do Mato Grosso do Sul há 9 povos indígenas, entre eles estão os terena. Estima-se que a população Terena some 16 mil habitantes e seus territórios estão localizados nos municípios de Aquidauana, Miranda, Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Sidrolândia, Nioaque e Rochedo (IBGE, 2021). 

Miranda é um município localizada na região Centro-Oeste do Brasil, no estado de Mato Grosso do Sul. É considerado como a porta de entrada para o Pantanal. Sua paisagem natural contém peculiaridades marcantes, por se constituir numa zona de intersecção dos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal Sul-mato-grossense. Também faz parte da rota turística Pantanal-Bonito, destacando-se como importante destino ecológico e de natureza.

Por via terrestre, o acesso é feito pela BR-262, a mesma rodovia que leva a Aquidauana, Miranda e Corumbá, interligando com a rodovia MS-178. A localização estratégica, o ambiente ainda preservado, bem como a forte presença da cultura indígena garantem ao município de Miranda uma condição única, que temos o prazer de apresentar aos turistas. A Agência Vamá Etnotur promove roteiros e pacotes turísticos nas comunidades indígenas, também com o objetivo de fortalecer ações de educação ambiental e geração de trabalho e renda para os envolvidos. As parcerias com a empresa Floresta Brasil e Latitude 21 vêm ampliando a atividade extrativista, oferecendo novas oportunidades às famílias locais e para as associações indígenas. Esse esforço vem crescendo em cooperação, resultando em experiências únicas para os turistas que podem desfrutar do modo de vida tradicional dos terena. 

As atividades estão diretamente ligadas aos costumes e tradições do povo terena, ressaltando o protagonismo dos indígenas na preservação da cultura e na proteção das florestas. A agência proporciona o turismo sustentável e responsável e permite o acesso a novas demandas para o trade turísticos da região. Entre os roteiros de etnoturismo da agência Vamá estão a vivência com a cerâmica terena na aldeia Cachoeirinha e aldeia Babaçu, vivência da Noite Cultural Terena na comunidade Indígena Boa Esperança, extrativismo sustentável na comunidade indígena da aldeia Lalima e visitação nos projetos agroflorestais, na aldeia Mãe Terra.

Texto publicado originalmente na revista digital Latitude 21, edição de agosto de 2024.

Link da matéria: aqui

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fique em contato

Receba nossas novidades, lançamentos e ofertas exclusivas antes de todos!

Fale conosco agora mesmo!

Fale conosco agora mesmo!
Close and go back to page