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Texto publicado originalmente na revista digital Latitude 21, edição de agosto de 2024.

Link da matéria: aqui

No Estado do Mato Grosso do Sul, em uma das regiões mais biodiversas do planeta, nasceu o projeto Florestas Brasil, em meio aos biomas: Pantanal, Mata Atlântica e Cerrado. Florestas Brasil é uma LTDA/empresa privada, que constitui o modelo ideal para mostrar ao setor a importância de realizar um serviço com e para a humanidade, através do etnomercado alimentício. Tendo como alicerce os princípios da sociobiodiversidade e traz em seu arranjo a proteção e manutenção dos recursos naturais voltados ao fortalecimento das comunidades tradicionais e agricultura familiar, por meio do extrativismo regenerativo sustentável. Etnomercado é o modelo que proporciona diretrizes para educação de consumo sustentável; assim o cliente tem acesso à informação e rastreabilidade de seus produtos, com excelente qualidade. 

O projeto em rede apoiado pela Florestas Brasil atende o mercado nacional e internacional, revelando o protagonismo dos diversos agentes e processos necessários para o sucesso dos produtos naturais reconhecidos cientificamente como super alimentos. 

Os desafios principais variam desde o acesso ao crédito, esfera política nos repasses ao setor e a falta de leis que protejam as reservas florestais/vegetação nativas do estado. Nos últimos anos a flexibilização das leis ambientais causou danos aparentemente irreversíveis aos biomas, que se constituem nas fábricas naturais de recursos renováveis e indispensáveis para continuidade do projeto. Nas áreas ainda preservadas há reservas significativas de cumbaru, jatobá, acurí, babaçu, indaiá, bocaiúva, guavira, entre tantas outras. A atuação da Florestas Brasil vem em consonância para mostrar as riquezas que ainda restam. 

As parcerias estabelecidas com outras empresas têm demonstrado que o setor, ainda por se configurar como negócios da bioeconomia, pode sim estabelecer princípios em comum que auxiliem os parâmetros regenerativos de manejo, produção e consumo, a exemplo da empresa Latitude 21, do estado de São Paulo, que vem estabelecendo relação comercial balizada nesses conceitos éticos de produção. 

O Brasil tem a chance de ser o agente motor de uma nova maneira de relação comercial, desde que reconheça esses princípios de mercado que o nosso saudoso Chico Mendes e os povos das Florestas já vivenciaram, há muitos anos. A mudança se faz no movimento de se levantar a colher até a boca . O ato de s e alimentar pode tornar-se uma atitude indispensável de transformação, contando com a saborosa política da gastronomia: mudança de hábitos alimentares e o bom alimento têm o poder de nos conduzir para um rumo mais humano de produção e consumo .

Aos chefs que se dedicam a finalidade tão nobre, a Florestas Brasil recomenda: sejam ousados, corajosos e cultivem amor nesse ato essencial de manter e de transformar a vida! Vibramos ao imaginar vocês chegando pelos caminhos que levam aos biomas tão graciosas e biodiversos. Cá estamos para recebê-los e, para juntos, descobrirmos jazidas de ouro vegetal constituídos pelos super alimentos. Conhecer é um ato político-pedagógico. 

Florestas Brasil conta com selo Made in Pantanal e as ODS da ONU, que certificam a sua atuação em compromisso com os cuidados com a natureza e com a qualidade de vida dos seres vivos de nosso planeta azul. 

Texto publicado originalmente na revista digital Latitude 21, edição de agosto de 2024.

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