x 

O Empório Flamejante constitui-se no canal de comercialização de produtos locais feitos por microempreendedoras/es de vários segmentos, dando ênfase às técnicas e saberes tradicionais e também aos conhecimentos advindos da ciência moderna aplicados à tecnologia de alimentos, aos bordados, às embalagens mais sofisticadas, entre outros.


Esse canal de comercialização faz parte de um projeto maior, que reúne essas pessoas e procura conectar produtores e consumidores. Nossa proposta de valor constitui na oferta de produtos saudáveis e autênticos, carregados de histórias e de significados aliados à responsabilidade ambiental.


Para que você saiba um pouco mais sobre nós, vamos nos apresentar melhor.


Moramos numa pequena área localizada no extremo oeste do estado de São Paulo, cuja divisa ocidental é o rio Paraná. Somos 30 municípios, onde vivem cerca de 390.000 pessoas (IBGE, 2022). Estamos entre 500 e 700 quilômetros da capital, São Paulo, e a principal rodovia que nos serve é a Comandante João Ribeiro de Barros, SP-294.
Uma das características desses municípios é a sua proximidade geográfica. Entre alguns deles a distância é de 3 a 5 quilômetros, outros entre 10 e 13 quilômetros.
Temos uma particularidade geográfica bem interessante: dos 30 municípios, 29 estão localizados no paralelo 21º Sul, tornando-se a inspiração para o nome Latitude 21 por se constituir num elemento comum a esse conjunto de municípios. Estamos, portanto, localizados na faixa climática tropical, o que nos proporciona temperaturas elevadas durante a maior parte do ano.


Somos a última porção do território paulista a ser colonizada, fato que ocorreu entre as décadas de 1920 e 1950, principalmente, durante a fase de expansão da cafeicultura e da ferrovia. Nessa época foi implantada a Companhia Paulista de Estradas de Ferro. O período mais marcante da colonização e o nome da ferrovia inspiraram uma denominação regional muito específica. Não estamos representados oficialmente no mapa do estado de São Paulo, mas nós, os moradores, nos autodenominamos Nova Alta Paulista.


Recebemos pessoas de várias partes do país, especialmente mineiros, baianos e pernambucanos. Muitos vieram também de outras partes do estado de São Paulo, procurando terras férteis e baratas. Entre os paulistas que chegaram, muitos eram filhos de italianos, espanhóis e portugueses. Recebemos alguns grupos de imigrantes, como japoneses, letos, russos, alemães e suíços. Tínhamos por aqui uma imensa floresta, que fazia parte do bioma Mata Atlântica; atualmente, nos restam apenas cerca de 2% desse bioma original.


Nas últimas décadas, passamos por algumas mudanças demográficas e também na produção. Muitas pessoas se mudaram para centros urbanos maiores e os cafezais foram substituídos por canaviais e pastagens. Temos outras produções também, mas essas são predominantes.


Se você gosta de desfrutar da vida tranquila do interior, aqui é um bom lugar para conhecer, visitar e até morar.


Onde estamos?

 

Nova Alta Paulista no estado de São Paulo

Fonte:  http://www.igc.sp.gov.br/ e AMNAP, 2023

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fique em contato

Receba nossas novidades, lançamentos e ofertas exclusivas antes de todos!

Fale conosco agora mesmo!

Fale conosco agora mesmo!
Close and go back to page